Ratzinger condecora Cavaco Silva e José Sócrates

Agosto de 2010

Fonte: Expresso

 

A promulgação do casamento gay não alterou os planos da Santa Sé de condecorar as autoridades portuguesas envolvidas na visita de Bento XVI a Portugal.
Cavaco Silva recebeu a segunda mais importante distinção do Vaticano, que em Portugal só fora entregue a Ramalho Eanes, em 1982. José Sócrates, Jaime Gama, Luís Amado e Maria Cavaco Silva receberam as insígnias da Ordem de São Gregório, a terceira mais relevante.
A Presidência só tomou conhecimento formal da condecoração na quinta-feira da semana passada, mas a decisão papal foi tomada a 29 de junho, um mês depois da promulgação da lei do casamento homossexual, numa altura em que Cavaco Silva sofria forte contestação de alguns sectores católicos mais conservadores, que defendiam a apresentação de um candidato alternativo.
 
Missiva do “Papa” dirigida ao Presidente da República
 
Bento XVI, Papa
 
Ao Ilustre e Digníssimo Senhor
 
Aníbal António Cavaco Silva
 
Presidente da República Portuguesa
 
Saúde e Prosperidade
 
Após o feliz regresso da nossa viagem apostólica a Portugal, feita sobretudo para rezar a Nossa Senhora de Fátima, e em que por ti, e também por todo o clero e todo o povo, fomos muito calorosamente recebidos, recordando e observando também nesta Sé Apostólica a tua fé católica, assim como o zelo e o empenho com que exerces o cargo de Presidente da Dileta Nação Portuguesa, com boa e grata vontade Nossa desejamos dar-te prova disso. E assim por esta carta designamos-te, fazemos-te e proclamamos-te Cavaleiro com o Colar da Ordem Piana e te incluímos no número daqueles cavaleiros. A ti, homem ilustre e digno, autorizamos pois a usar o hábito e as insígnias próprias dos cavaleiros desta Ordem.
 
Saudações.
 
Dado em S. Pedro de Roma, sob o anel do Pescador, no dia 29 do mês de junho, na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, no ano 2010, sexto do Nosso Pontificado.