SANTO ROSÁRIO + MÉTODO DE SANTIFICAÇÂO DO DOMINGO E DIAS DE PRECEITO

+ Per signum crucis, + libera-nos Deus Dominum nostrum, + de inimicis nostris. In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti, amen. 
 
 D: Façamos um breve exame de consciência. 
 
  (Pausa) 
 
 Confesso a Deus Todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado João Batista, aos santos Apóstolos Pedro e Paulo, e a todos os santos, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e ações, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Por isso, peço à bem- aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-Aventurado Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado João Batista, aos santos Apóstolos Pedro e Paulo, e a todos os santos, que oreis por mim a Deus, Nosso Senhor. Amém. 
 
  D: Desejemos ardentemente receber a Nosso Senhor espiritualmente.
 
T: “Creio, ó meu Jesus, que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e desejo recebe-Lo em minha alma. Mas como agora não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde espiritualmente ao meu coração. E, como se já Vos tivesse recebido, uno-me inteiramente a Vós; não consintais que de Vós me aparte.” Amém. 
 
  (Momento de oração silenciosa e pessoal, acolhendo Jesus espiritualmente) 
 
 Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó Bom Jesus, ouvi-me. Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais, que me separe de Vós. Do espírito maligno, defendei-me. E na hora da morte, chamai-me e mandai-me ir para Vós, para que com Vossos santos Vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém. 
 
  Oração do Santo Rosário/ Terço (com Ladainha)
 
Acto de Contrição Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido; pesa-me também de ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar- me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém. 
 
  Oferecimento do Rosário 
 
Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno- me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último de minha vida. Assim Seja. 
 
 • Em reparação às ofensas dirigidas contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria; 
• Pela santificação deste dia; 
• Pelas almas do Purgatório; 
• Pelas Intenções do Romano Pontífice; 
• Pelo chefe da nação e do estado; 
• Pelas vocações religiosas e sacerdotais em nossa pátria; 
• Pela pátria, para que fique livre dos males do comunismo, liberalismo, protestantismo, e outras heresias;
 • Pelo Seminário Mater Dei e a perseverança dos seminaristas no caminho do sacerdócio; 
• Pelo bom episcopado de Dom Pio Espina; 
• Pela ruína dos vícios e imoralidades;
 • Pela conversão dos pecadores, dos pagãos e de nossas famílias; 
 • Pelas graças necessárias para nossa Salvação;
 • Por todos que somos obrigados a rezar. 
 
  +30 segundos ao menos para as intenções privadas
 
Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo, para honrar os mistérios todos de nossa Fé; este Padre Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a trindade de vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. 
 
  Credo 
 
 Credo in Deum Patrem omnipotentem, Creatorem cæli et terræ. Et in Jesum Christum, Filium ejus unicum, Dominum nostrum, (qui conceptus est de Spiritu Sancto, natus ex Maria Virgine), passus sub Pontio Pilato, crucifixus, mortuus, et sepultus, descendit ad inferos, tertia die resurrexit a mortuis, ascendit ad cælos, sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis, inde venturus est judicare vivos et mortuos. Credo in Spiritum Sanctum, sanctam Ecclesiam catholicam, sanctorum communionem, remissionem peccatorum, carnis resurrectionem, vitam æternam. Amen. 
 
  Pater Noster, qui es in cælis, sanctificetur nomen tuum. Adveniat regnum tuum. Fiat voluntas tua, sicut in cælo et in terra. 
 
 R: Panem nostrum quotidianum da nobis hodie, et dimitte nobis debita nostra sicut et nos dimittimus debitoribus nostris. Et ne nos inducas in tentationem, sed libera nos a malo. Amen. 
 
  Angelus Domini Nuntiavit Mariae 
R: Et concepit de Spiritu Sancto. 
 
 Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus.
 
 R: Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc, et in hora mortis nostræ. Amen. 
 
 Ecce ancilla Domini 
R: Fiat mihi secundum verbum Tuum. 
Ave Maria… 
 
 Et Verbum caro factum est 
R: Et habitavit in nobis. 
Ave Maria… 
 
  Gloria Patri et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in princípio, et nunc et semper, et in saecula saeculorum. 
 
 O mi Iesu, dimitte nobis debita nostra, libera nos ab igne inferni, conduc in cælum omnes animas, præsertim illas quæ maxime indigent misericordia tua. (Oração de Fátima)
 
  Jaculatórias… Mãe de Deus, e Mãe nossa, derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes da Vossa Chama de Amor, agora e na hora de nossa morte. Amém. 
 
  Mistérios Gozosos (Segunda-feira e Quinta-feira) 
 
 No primeiro mistério gozoso contemplamos a anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo, e roguemos a virtude da humildade. 
 
 No segundo mistério gozoso contemplamos a visitação de Maria Santíssima a Santa Isabel, e roguemos a caridade para com o próximo. 
 
 No terceiro mistério gozoso contemplamos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém, e roguemos o desprendimento dos bens do mundo. 
 
 No quarto mistério gozoso contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a purificação de Maria, e roguemos a obediência e a pureza do espírito e do coração. 
 
 No quinto mistério gozoso contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus no templo, e roguemos o conhecimento das coisas divinas e a prontidão no serviço de Deus. 
 
  Mistérios Dolorosos (Terça e Sexta-feira) 
 
 No primeiro mistério doloroso contemplamos a oração e a agonia de Jesus Cristo no Horto, e roguemos a contrição dos nossos pecados. 
 
 No segundo mistério doloroso contemplamos a flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo, e roguemos a mortificação dos sentidos. 
 
 No terceiro mistério doloroso contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo, e roguemos a mortificação do espírito e do coração. 
 
 No quarto mistério doloroso contemplamos Nosso Senhor Jesus Cristo com a cruz às costas, a Caminho do Calvário, e roguemos a paciência e a resignação. 
 
 No quinto mistério doloroso contemplamos a crucificação e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, e roguemos o amor a Deus e a salvação das almas. 
 
  Mistérios Gloriosos (Quarta-feira e Domingo) 
 
 No primeiro mistério glorioso contemplamos a gloriosa ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e roguemos para recebermos o dom da fé e para a conversão dos pecadores. 
 
 No segundo mistério glorioso contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e roguemos a esperança e o desejo do céu.
 
 No terceiro mistério glorioso contemplamos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, e roguemos o amor a Deus e o zelo da salvação das almas.
 
 No quarto mistério glorioso contemplamos a assunção de Nossa Senhora aos céus em corpo e alma, e roguemos a graça de uma boa morte e a devoção a Nossa Senhora. 
 
 No quinto mistério glorioso contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da Terra, e roguemos a perseverança final e a confiança em Nossa Senhora.
 
  Padre Eterno 
 
 Padre Eterno, eu Vos ofereço pelas mãos de Maria Santíssima o preciosíssimo Sangue de vosso Filho. Ofereço-Vos também as lágrimas de Nossa Senhora pela purificação da Terra e conversão dos homens, pela fidelidade dos vossos escolhidos, pela vitória da Santa Igreja e triunfo do Imaculado Coração de Maria. 
 
  Agradecimento
 
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais Vos obrigar, Vos saudamos dizendo: 
 
  Salve Regina, Mater misericordiae, vita, dulcedo et spes nostra, salve. Ad te clamamus, exsules filii Evae. Ad te suspiramus gementes et flentes in hac lacrimarum valle. Eia ergo, advocata nostra, illos tuos misericordes oculos ad nos converte. Et Jesum benedictum fructum Ventris tui, nobis, post hoc exsilium, ostende. O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria!
 
 V. Ora pro nobis, sancta Dei Genitrix. 
R: Ut digni efficiamur promissionibus Christi 
 
  Ladainha de Nossa Senhora 
 
 V. Senhor, tende piedade de nós. R. (idem) 
V. Jesus-Christo, compadecei-vos de nós. R. (idem) 
V. Senhor, tende piedade de nós. R. (idem) 
V. Jesus-Christo, ouvi-nos. R. (idem) 
V. Jesus-Christo, escutai-nos. R. (idem)
 Deus Pai celestial, tende misericórdia de nós. 
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
 Deus Espirito Santo, tende piedade de nós. 
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. 
 Santa Maria, rogai por nós. (Repete nas demais) 
Santa Mãe de Deus, 
Santa Virgem das virgens, 
Mãe de Jesus-Christo, 
Mãe da divina graça, 
Mãe puríssima, 
Mãe castíssima, 
Mãe immaculada, 
Mãe intacta, 
Mãe amável, 
Mãe admirável, 
Mãe do bom conselho, 
Mãe do Creador, 
Mãe do Salvador, 
Virgem prudentíssima, 
Virgem venerável, 
Virgem louvável, 
Virgem poderosa, 
Virgem benigna, 
Virgem fiel, 
Espelho de justiça, 
Assento de sabedoria, 
Causa da nossa alegria, 
Vaso espiritual, 
Vaso honorifico, 
 Vaso de insigne devoção, 
Rosa mística, 
Torre de David, 
Torre de marfim, 
Casa de ouro, 
Arca da aliança, 
Porta do Céo, 
Estrella da manhã, 
Saúde dos enfermos, 
Refúgio dos peccadores,
 Consoladora dos afflictos, 
Auxilio dos christãos, 
Rainha dos Anjos, 
Rainha dos Patriarchas, 
Rainha dos Prophetas, 
Rainha dos Apostolos, 
Rainha dos Martyres,
 Rainha dos Confessores, 
Rainha das Virgens, 
Rainha de todos os Santos, 
Rainha concebida sem peccado original, 
Rainha elevada ao Céo, 
Rainha do sacratissimo Rosário, 
Rainha da paz, 
 
 Cordeiro de Deus, que tirais os peccados do mundo, perdoai-nos Senhor.
 Cordeiro de Deus, que tirais os peccados do mundo, ouvi-nos Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirais os peccados do mundo, tende misericordia de nós. 
 
 Á vossa Protecção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossos rogos; mas livrae-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bemdita. 
 V. Rogae por nós, Santa Mãe de Deus, 
R. Para que sejamos dignos das promessas de Christo. 
  Lembrai-vos
 
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém. 
 
  Oração a São José 
 
 T: A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda providente da divina família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente, e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja. 
 
  Oração Universal para tudo que respeita à Salvação Papa Clemente XI 
 
Pai eterno, meu Senhor e meu Deus, creio em Vós; dai-me, porém, fé mais firme. Espero em Vós, mas dai-me esperança mais segura. Eu Vos amo, mas dai-me amor mais ardente. Tenho verdadeiro pesar de ter pecado contra Vós, mas dai-me pesar mais profundo. Eu Vos adoro, como a meu primeiro princípio; por Vós suspiro, como por meu último fim; eu Vos dou graças, como a meu perpétuo benfeitor; eu Vos invoco, como a meu defensor propício nas tentações. Dignai-vos, Senhor, dirigir-me com a vossa sabedoria, conter-me com a vossa justiça, consolar-me com a vossa clemência, e proteger-me com a vossa onipotência. Eu Vos consagro e ofereço, ó meu Deus, todos os meus pensamentos, para que sejam só vossos, as minhas ações, para que Vos sejam conformes, enfim, os meus sofrimentos, para que sejam suportados por amor de Vós. Eu me conformo em tudo com a vossa divina vontade, porque Vós o quereis. Eu Vos suplico, Senhor, que alumieis o meu entendimento, inflameis a minha vontade, purifiqueis o meu coração e santifiqueis a minha alma. Fazei, ó meu Deus, que não me eive a soberba, a lisonja não me entre no coração, o mundo não me engane, nem Satanás me enrede. Animai-me, Deus meu, com a vossa graça para limpar a minha memória, refrear a língua, guardar os olhos e conter todos os meus sentidos. Fazei, Senhor, que eu chore os meus pecados passados, resista às tentações, reprima as más inclinações e pratique as virtudes que me são necessárias. Deus de bondade, enchei o meu coração de vosso amor, de ódio de mim, de caridade para com o próximo e de desprezo a tudo que é mundano. Fazei, Senhor, que jamais me esqueça de ser submisso e obediente aos meus superiores, compassivo e caritativo para com os inferiores, fiel aos amigos e indulgente para com os inimigos. Lembrar-me-ei, ó Jesus, da vossa ordem e do vosso exemplo para amar os inimigos, sofrer as injúrias, fazer bem aos que me perseguem, orar pelos que me caluniam. Vinde, meu Deus, em meu auxílio para que eu possa moderar os sentidos com a mortificação, a avareza, com a esmola, a ira, com a brandura, e a tibieza, com a devoção. Tornai-me prudente nas empresas, constante nos perigos, paciente nos infortúnios e humilde na prosperidade. Fazei-me, Senhor, atento na oração, sóbrio no alimento, diligente nas minhas obrigações, e firme nos meus propósitos. Inspirai-me a solicitude de guardar sempre a pureza do coração, um exterior modesto, uma conversação edificante e uma conduta exemplar. Fazei que, sem cessar, me aplique a domar a rebeldia da natureza, a cooperar com a vossa lei e merecer a salvação. Espero santificar-me com a sincera confissão dos meus pecados, com a fervorosa comunhão do Sagrado Corpo do Senhor, com o contínuo recolhimento do espírito e com a pura intenção do coração. Ensinai-me, ó meu Deus, quão pequeno é o que é da terra, quão grande o que é divino, quão breve o tempo, quão dilatada a eternidade. Concedei-me, Senhor, que me prepare para a morte, tema o vosso juízo, escape do inferno e entre no paraíso. Pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 
 
  Oração pelas almas do purgatório 
 
 Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas Almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém V- Dai Senhor, às almas o descanso eterno! R- Nos resplendores da luz perpétua. Amém Ave Maria… Meu Deus, em união com os merecimentos de Jesus e de Maria, ofereço-vos pelas Almas do Purgatório, todas as minhas obras satisfatórias e todas as que me forem aplicadas durante a vida, na morte e depois dela. Amém Ó Almas benditas! já que pedimos a Deus por Vós, que tão amadas sois do Senhor, e tendes a certeza de não o perder jamais, pedi-lhe por nós também que estamos ainda em perigo de condenar-nos e perder a Deus para sempre. 
 
 V – Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. 
R – Entre os esplendores da luz perpetua. 
V – Descansem em paz.
 R – Assim seja. 
 
  Santo Anjo do Senhor 
 
 Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém. 
 
  Pequeno exorcismo de São Miguel Arcanjo
 
Sancte Michael Archangele, defende nos in prœlio, contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps militiæ cælestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute, in infernum detrude. Amen.
 
 D: Sacratíssimo Coração de Jesus T: Tende piedade de nós! (3x) 
 
  Leituras do dia
Após a epístola T: Deo Grátias. 
Após o Evangelho T: Laus tibi, Christe!
 
 Per signum crucis, + libera-nos Deus Dominum nostrum, + de inimicis nostris. In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti, amen.